O PASSADO QUASE PRESENTE - TEMA DO ENCONTRO DE 19 DE SETEMBRO DE 2023

 







Há situações em que personagens literários se confundem com pessoas que conhecemos, ou será que a vida real está sempre retratada nos livros?

É certo que a literatura copia a vida, e os sentimentos/emoções movem pessoas e personagens. Portanto as ações e reações das pessoas, e também dos personagens literários, são motivadas pelos sentimentos e emoções. OS CONFLITOS são os gatilhos que trazem à tona certas emoções, certos sentimentos: perigo, suspense, momentos em que a vida sai da rotina e requer mudança de atitude.

Uma boa história tem esses ingredientes, e podem estar no passado do personagem, no presente ou futuro.

No passado, os fatos (CONFLITOS) exigem que o personagem tome certas inciativas para consertar o passado que, de alguma forma, lhe impõe perturbações.

No presente, os fatos (CONFLITOS) estão acontecendo e provocando o personagem à tomada de reações que não são comuns no seu cotidiano.

No futuro, o que virá na vida do personagem, de alguma forma, vai provocar CONFLITOS, o que o faz reagir para mudar o destino, seja para o bem ou para o mal.

TAREFA: Trabalhar um CONTO narrado no presente, em primeira pessoa - pelo personagem protagonista. PORÉM, no desfecho a revelação. Tudo se tratava do passado do personagem que já está morto. Portanto é uma narrativa póstuma, mas isso é uma descoberta que o leitor fará nas últimas linhas de sua história.

OBS: Cuide para o conflito seja mesmo perturbador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário