DICAS DA ESCRITA CRIATIVA

ESCREVIVER - BLOG MAIS ANTIGO

MATERIAIS DE TODAS AS AULAS

ROTEIROS PARA TEATRO

O QUADRO DA MENINA COM BALÃO DE CORAÇÃO - Sérgio Dalla Vecchia

 



O QUADRO DA MENINA COM BALÃO DE CORAÇÃO

(releitura da ocorrência com a pintura)

Sérgio Dalla Vecchia

 

Juju era uma menina no auge dos sete anos bem vividos, com amor e afeto dos pais.

Alegre, brincalhona e tudo fazia sob o comando do coração, leve e translúcido como água de fonte.

Esse bom estado de espírito era ratificado por uma deficiência física única. Seu coração de tão leve e puro, flutuava fora do corpo, como um balão vermelho na forma de coração, preso com um cordão em uma das mãos da menina. Eram inseparáveis, assim ligados levavam alegria e simpatia por onde passavam. Os amiguinhos estavam sempre pontos para uma brincadeira.

Certo dia Juju passeava pelo parque e deparou com um pintor trabalhando. Ele montava uma tela crua no tripé, quando ela curiosa se aproximou.

Ele percebendo, calmamente virou-se e logo disse:

— Olá menina do coração leve, eu já a havia visto neste lugar e a sua aura logo me despertou a atenção, por isso voltei aqui pronto para pintar o meu melhor quadro usando você como modelo, caso você me permita.

Juju desconhecia o advérbio não e como só conhecia o sim, concordou. Logo que terminou de pintar a tela, contemplou-a por algum tempo com muita admiração. Assinou seu nome fictício Banksy e sonhou sussurrando a frase. Esse quadro será muito famoso e conhecido no mundo todo.

De fato, o sucesso aconteceu rapidamente, mas Banksy de triunfante pôr ser o autor de obra tão valiosa, passou a sentir-se incoerente com a proposta de retratar a pureza de uma menina com o balão no Parque, para depois ser adquirido por um colecionador que desconhece totalmente o sentimento do artista e sua proposta.

Assim convicto articulou um protesto usando o próprio quadro.

A tela ficou exposta em uma casa de leilão na cidade de Londres, com lance inicial de  mais de um milhão de libras, e logo foi arrematada por um colecionador internacional. Aconteceu que na cerimônia de entrega, sob aplausos e admiração de todos, a tela começou a mover-se para baixo ao mesmo tempo que ia sendo cortada em tiras por um triturador colocado desapercebido atras do quadro e acionado por controle remoto. O episódio foi noticiado pela mídia internacional, causando impacto em todo o mundo!

Desta forma o protesto de Bansky foi realizado com sucesso para o êxito da coerência entre proposta e realidade, enaltecendo as duas almas puras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário