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O SERMÃO DA SEXAGÉSIMA EM SERTÃOZINHO - Oswaldo U. Lopes

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O SERMÃO DA SEXAGÉSIMA EM SERTÃOZINHO
Oswaldo U. Lopes

Monsenhor Penido achava várias coisas, infelizmente nenhuma delas tinha a ver com a realidade. Achava que o povo de Sertãozinho sabia notoriamente o que era o Domingo da Sexagésima, achava que era a própria reencarnação do Padre Vieira, achava que estava em Lisboa nos gloriosos anos de 1500 e tantos. Os fatos discordavam dele.

Vamos a eles. Passada a euforia do Natal estava todo mundo esperando o Carnaval para depois o país andar. Há muito custo e muita beatice das senhoras mais velhas, sabiam o que era quaresma  que vinha depois do Reinado de Momo e ia até a Páscoa. Agora,  aqueles domingos que ficavam exprimidos entre a festa de Reis e o Intrudo carnavalesco eram domingos de missa que acabavam na segunda de preguiça.

O pobre Monsenhor até explicara que quaresma se referia a quarenta, pois a partir da quarta-feira de cinzas iam se passar quarenta dias até a Páascoa ou a Festa Maior da Ressurreição. Ali tinha gente absolutamente certa de que quaresma tinha esse nome por causa da quarta...- feira. Nem adiantava explicar que havia Quaresma mesmo nos países aonde a quarta-feira era chamada de Dia de Mercúrio. Partindo dai pode-se avaliar o martírio de explicar Domingo da Quinquagésima e da Sexagésima quando a distância entre os domingos era de sete dias e os números apontavam para múltiplos de dez. Ai o berreiro começava pelas crianças do fundamental que ensaiavam os primeiros passos na tabuada. Nessas horas apesar de muito conservador  Monsenhor Penido agradecia aos céus que a Igreja Católica tinha acabado com a septuagésima. Um problema a menos para ele e um a mais para os anglicanos.

Quando ainda mais jovem até tentara explicar como tinham lhe ensinado no seminário:

“A Septuagésima principia sempre na nona semana antes da Páscoa e compreende os três domingos denominados: Septuagésima, Sexagésima e Quinquagésima. A designação derivante do sistema de numeração em uso, marca a série das dezenas sobre que recaem estes Domingos. Com efeito, se dividirmos as nove semanas que precedem a Páscoa em séries de dez dias, poderemos constatar que o 1º dos 9 Domingos cai na sétima dezena, o 2º na 6ª e o 3º na 5ª ”.

Embora jovem na ocasião, o então Padre Penido teve um surto de bom senso e percebeu que estava falando grego ou latim ou qualquer outra língua estranha, ou era recém-chegado de Marte, longe da compreensão das ovelhas que lhe tinham sido confiadas.             Nunca mais tocou no assunto e contentava-se em falar dos domingos de janeiro e fevereiro que antecediam a quaresma. Achava um despautério falar em Carnaval no meio do enunciado litúrgico, mas apesar dele não falar todo muno entendia e sabia que era o tempo de esperar a festa libertina para depois pedir perdão e se cobrir de cinzas.

Mas, o sermão da Sexagésima era com ele. Inspirado pelo Padre Vieira  e tendo nas mãos o trecho do Evangelho de São Lucas que falava da parábola do semeador e das explicações que Jesus deu a seus discípulos a respeito dela, Monsenhor deitava falação e das mais cumpridas, haja paciência.

Dom Penido dirigiu-se ao púlpito e fitando a multidão ia dar inicio ao sermão, quando no silêncio ouviu-se o distinto e poderoso som da campainha de um telefone  celular.

No seu canto, Joaquim o conhecido e rico advogado que além da banca tinha muita terra no pedaço, observava curioso. De meia idade, não fosse conhecido mulherengo, solteiro até os 50 já estaria na boca do povo. Cínico a mais valer costuma vir exatamente para ouvir a sempre velha-nova versão do Sermão da Sexagésima. No silêncio majestoso do templo, de uma acústica impecável ouviu-se claramente:

— O que ouve dessa vez Gertrudes?

De meia idade para mais pensou Joaquim. Não tem WhatsApp.

— Gertrudes o frango está no freezer!

O silêncio no templo era arrasador, Dom Penido queria invocar a fúria de Jesus no templo para escorraçar a proprietária do maldito celular, mas conteve-se. Aquilo iria acabar logo.

Não foi, no entanto o que aconteceu. Gertrudes deve ter ido ao freezer e voltado.

— Você olhou as bracholas lá também? Separa o macarrão e prepare o molho.

Numa cidade em que mais da metade da população descendia de italianos vindos no ciclo do café, pensou Joaquim que por sinal era Campos Novais, macarrão com bracholas e frango assado no domingo era mais certo quem o sermão do Monsenhor.

Dona Ismênia, a dona do celular, continuava impávida a organizar o sagrado almoço de domingo sem se aperceber do que estava acontecendo. Quando estava discutindo a sobremesa deu-se conta do silêncio a sua volta e rapidamente enfiou o maldito aparelho na bolsa e,   pôs-se a orar com devoção e sofreguidão.

Tendo recuperado o necessário silêncio Dom Penido iniciou seu famoso sermão da Sexagésima:

— Saiu o semeador a semear e jogava seus celulares...

Joaquim percebeu no ato, outros demoraram um pouco, mas a onda de riso avultou e tomou o templo. Atordoado, Monsenhor viu-se perdido e sem capacidade de ordenar o pensamento, desceu as escadas do púlpito e reiniciou a missa, sem consumar seu famoso sermão.


Lá fora, onde se refugiara para poder rir a vontade Joaquim comemorava o mais espetacular sermão da Sexagésima que jamais se ouvira em Sertãozinho e certamente o mais curto da história.

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