DICAS DA ESCRITA CRIATIVA

ESCREVIVER - BLOG MAIS ANTIGO

MATERIAIS DE TODAS AS AULAS

ROTEIROS PARA TEATRO

NATIVITAS - CONTO DE NATAL


Nativitas
CONTO DE NATAL - 15/12/15

 

Palavra em latim para Natal, Natalício, Nascimento. O dia 25 de dezembro era a comemoração, na Roma antiga, da festa pagã “dies solis invicti natalis”, ou seja, “dia do nascimento do sol invicto” em homenagem ao deus Sol, quando este começava a se deslocar para o Norte iniciando o solstício de inverno.

Constantino, primeiro imperador romano a ser convertido ao cristianismo, adotou no século IV d.C. esta data festiva, para celebrar o nascimento do Salvador, da luz que ilumina as trevas e traz a   esperança, a paz e sobretudo o amor ao coração dos homens.

Deste então, no período de natal, as cidades se enfeitam de diferentes cores, se adornam com milhares de luzes coloridas que piscam incessantemente maravilhando nossos olhos. As vitrines das lojas cintilam, atraindo os passantes à magia do consumo. Concertos e canções natalinas ecoam pelos lares nas televisões, praças e centros de compras. Papais - Noéis, humanos ou figurativos, aparecem por toda parte ouvindo sorridentes os desejos infantis e aguçando a imaginação para a festa que se aproxima.

Mas, nesta avalanche coletiva de comemorações e consumo, deixamos muitas vezes de abrir espaço ao aniversariante, razão de ser de todos nós e motivo da cidade em gala, da família reunida, do abraço dos amigos, da ceia farta, dos presentes recebidos.

Não o jogue a escanteio, não o exclua da casa decorada, da mesa familiar. Chame-o para si, agradeça-lhe pela vida recebida, pela saúde alcançada, pela família unida, pelo teto acolhedor, pelo sorriso de alegria estampado no rosto.

Ele, Rei do Universo, nasceu humilde numa manjedoura em Belém, cercado pelo calor dos animais e se fez homem para igualar a nós nos sentimentos humanos. Morreu martirizado na cruz, para confirmar seu amor por nós e ressuscitou para nos mostrar o caminho da vida eterna.

Se não acredita, não faz mal, Ele perdoa...

Só pense um pouquinho que seja, neste Natal, que Ele sim pode ter nascido neste dia. Não custa nada,  e a recompensa é grande...

A todos um “Feliz Nativitas”!

Que Ele esteja não só no nosso pensamento, no nosso coração, mas também nas nossas ações para com o próximo e no nosso respeito à natureza...





Autor: José Vicente J. Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário