DICAS DA ESCRITA CRIATIVA

ESCREVIVER - BLOG MAIS ANTIGO

MATERIAIS DE TODAS AS AULAS

ROTEIROS PARA TEATRO

ENVELHECIMENTO - MARIO TIBIRIÇÁ




ENVELHECIMENTO
VANTAGENS DE SE TER 80 ANOS OU MAIS                                           

Mario Tibiriçá

Mesmo  que  me  ofertassem vantagens para trocar minha vida boa e meus queridos amigos, por menos cabelos  brancos e alguma juventude, além de uma barriga mais lisa, jamais aceitaria.

Envelheci, porém permaneço curioso do mundo, não vou despir-me do que aprendi, mas explodem em espumas todas   as minhas ânsias e assim  viverei todas as horas mortas que perdi.

Quando  idoso, fiquei mais amável comigo mesmo, e muito menos crítico. Não me censuro por comer balas e chocolates demais,  ou ainda  pela  compra de algo  bobo, sem precisão. Tenho o  direito de ser desarrumado, de ser  extravagante.

Assisti familiares e amigos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a enorme liberdade que temos ao envelhecer. Quem vai me censurar se resolvo dormir apenas  de madrugada e levantar-me ao  meio dia? 

Eu dançarei quando e com quem quiser, e se desejar chorar pelo amor da mulher da minha vida, eu o farei.

Se eu tiver vontade de andar na praia com um maiô justo  sobre um corpo decadente, sob olhares críticos e penalizados de terceiros eu  o farei, eles também vão envelhecer.

Sei que por vezes sou esquecido, mas na vida existem coisas que  devem ser esquecidas. E  por vezes, as pessoas  me esquecem.

Ao longo do tempo,  meu coração quebrou-se várias vezes, quando uma criança sofreu, ou quando perdemos um ente querido. Quando um coração nunca sofreu é imaculado e estéril, e jamais conhecerá a alegria de ser imperfeito.

Sou abençoado por ter vivido até os cabelos grisalhos, e possuir os risos da juventude e da maturidade gravados em sulcos no meu rosto.

Conforme envelhecemos mais fácil é sermos  positivos e mantermo-nos na floresta do alheiamento. Pouco ou nada nos preocupa, e  o que os outros pensam, não mais nos questionamos no interior de nossos corações. O mundo deixou de ser importante.

Aprendi a ser velho e gosto da pessoa que me tornei! Não viverei para sempre, mas enquanto estou por aqui, não perderei tempo procurando nuvens restantes de chuva derrotada, ou ter vontade inútil de chorar.

Vamos ser sorridentes, alegres e felizes.                                                              

Obs. Texto criado baseado em papel encontrado na rua, sem qualquer identificação.               
                                                        

Um comentário:

  1. Caro amigo Tibiriçá
    Excelente texto: simples, verdadeiro, por vezes jocoso e carregando imensa sabedoria.Tanto quanto você, meu amigo, estou na mesma estrada, com muito caminho percorrido, e admiro-me como achou as palavras certas para exprimir o que sentimos neste trecho da vida em que estamos. Fiquei emocionada, contente e não quis deixar passar a alegria que senti. Grande abraço, companheiro, estamos juntos nessa.

    ResponderExcluir